top of page
Buscar
  • Foto do escritorDR. Tiago Fonseca

A EVOLUÇÃO DA FISIOTERAPIA

👉🏼 A fisioterapia é uma das áreas mais jovens da saúde no Brasil, que viveu grande evolução nos últimos 50 anos. Inicialmente como profissão técnica, existiam técnicos em fisioterapia que eram apenas executores de condutas.


👉🏼 No Brasil, evolução da fisioterapia se deu principalmente, com a história da poliomielite (paralisia infantil) e com o surgimento de recursos para tratar as sequelas dessa doença.


👉🏼 Somente em 13/10/1969 a fisioterapia se legitimou como profissão de nível superior com uma graduação. O decreto-lei 938 definiu como atividade privativa do fisioterapeuta executar técnicas e métodos fisioterapêuticos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.


👉🏼 Em meados da década de 70 foi regulamentada a lei que criou os conselhos regional e federal da profissão. No início a profissão se baseava em livros de técnicas e reabilitação. Hoje, a prática clínica é estruturada em ciência, em pesquisa e nos seus resultados, confirmando a prática baseada em evidências.


👉🏼A criação de cursos de pós graduação, mestrado e doutorado, além do aumento da produção científica de qualidade na área, contribuíram para solidificar a fisioterapia com um profissão pautada em ciência, com base em evidências.


👉🏼 Atualmente, o fisioterapeuta, na área de ortopedia e esportes, é um profissional especializado com autonomia e independência para avaliar o movimento humano, estabelecer prognóstico, diagnóstico e condutas fisioterapêuticas para pacientes com queixas e disfunções do sistema musculoesquelético.


Kommentarer


bottom of page