top of page
Buscar
  • Foto do escritorDR. Tiago Fonseca

COMPRESSA QUENTE X COMPRESSA FRIA

👉🏼 Muitas vezes as pessoas ficam na dúvida e não sabem se colocam compressa quente ou gelo para determinados problemas. Embora ambos possam ser usados para aliviar a dor, fazer uma escolha mais assertiva aumenta a eficácia do tratamento.

⠀⠀

👉🏼 Quando sofremos alguma pancada ou trauma, entorses, estiramentos, pós cirurgia, rapidamente aparecem dor, inchaço e vermelhidão no local. Nesses casos agudos, especialmente nas primeiras 48 horas após o trauma, o gelo é mais indicado para minimizar o hematoma, a vermelhidão e o edema, por diminuir o fluxo de fluidos no local.

⠀⠀

👉🏼 Já a compressa quente tem função contrária, dilatando os vasos e aumentando o fluxo sanguíneo local, o que proporciona relaxamento muscular e alivia dores de espasmos, contraturas, pontos gatilhos, torcicolos, dores crônicas, etc.

⠀⠀

👉🏼 Apesar de ambos serem usados para alívio de dor é preciso ficar atento ao uso para não gerar queimaduras na pele. Sim ! O gelo também pode queimar. Por isso nunca se deve fazer o gelo ou a compressa quente diretamente sob a pele. O ideal é colocar o gelo/compressa quente enrolados em um toalha úmida e deixar no local por 20 minutos, não mais do que esse tempo.

⠀⠀

👉🏼 Claro que sempre existem situações específicas e casos individuais que necessitam de orientação de um profissional.


Comments


bottom of page