top of page
Buscar
  • Foto do escritorDR. Tiago Fonseca

TENDINITE DE QUADRÍCEPS


👉🏼 A tendinite quadriciptal ocorre geralmente como resultado de estresses nas estruturas de suporte da parte da frente do joelho. Correr, pular, arrancadas e paradas abruptas contribuem para esta condição. Lesões por excesso em atividades esportivas são as causas mais comuns, associado a déficits de mobilidade, flexibidade, força e disfunções de movimento.

Calçados inapropriados, erros de treinamento (freqüência, intensidade, duração), aumento de demanda com baixa capacidade corporal também podem estar relacionados.

Mau alinhamento dos pés, déficit de mobilidade de tornozelos e pernas podem desempenhar papel na tendinite. Por isso, a importância de avaliar a biomecânica da perna como um todo e não somente o joelho.

👉🏼 O diagnóstico começa com uma história clinica e o exame físico-funcional com avaliação de movimentos de toda a perna incluindo quadril, joelho e tornozelo-pé. Normalmente há dor à palpacao dos tecidos inflamados na inserção do tendão na tíbia.

👉🏼 A tendinite do quadríceps geralmente se resolverá com o tratamento adequado que modifica as causas dos sintomas.

Recorrência do problema pode em acontecer em pacientes que não conseguem deixar o tendão se recuperar totalmente, antes de retornar as suas atividades físicas.

A Fisioterapia é fundamental para reabilitação completa e retorno às atividades esportivas, corrigindo desequilíbrios musculares e melhorando a função do mecanismo extensor.

Comments


bottom of page